Conceito

waleska_burlacenko
Arq. Waleska Burlacenko

Há mais de 15 anos atuando em Garopaba/SC, realizando sonhos e transformando a boa arquitetura na ARTE do BEM VIVER.

Não se pode negar a influência da arquitetura, com seus espaços bem projetados, na vida dos seres humanos. Desde a civilização inca até os dias atuais, permanece no inconsciente coletivo a necessidade de conexão com os elementos naturais, como o sol e a lua, com os ventos, com os visuais do entorno, com as estrelas e com o cosmos. O uso das pedras, tão perfeitamente dispostas e lapidadas pelos incas, e da madeira e palha nas coberturas, já mostravam que é inerente no nosso ser, desde a antiguidade, esta necessidade de interação com os elementos naturais que nos cercam.

Externamente, a boa arquitetura gera volumes com “movimento”, que podem despertar a atenção das pessoas por causa de seu formato e das relações de proporção entre os elementos que o constituem. Os elementos arquitetônicos como janelas, portas, vigas, pilares, telhados ou a ausência deles, devem se unir formando um todo harmônico que leva a edificação a assumir o papel não de simples construção, mas de obra de arte, ou como diria Goethe, “música congelada”.

Internamente, um espaço adequado é aquele que desperta uma sensação agradável tanto à visão quanto ao tato; que possui dimensões aptas à função que o ambiente serve; onde as próprias superfícies dos elementos, em suas texturas e cores, contribuem ao aconchego e bem estar;  onde a temperatura do espaço, a qual pode ser controlada não só pela escolha dos materiais construtivos e pela consideração a posição solar e ventos predominantes como pelo uso de plantas, amenizam o calor e embelezam o lugar.

Arquitetura não é somente uma ciência exata… é também ciência humana, pois é ARTE ALIADA AO BEM VIVER, contribuindo diretamente para a nossa felicidade.